Para apresentar essa exposição de cartuns inconvenientes, poderia eu escrever um texto limpo sobre poluição? Poderia dizer num texto frio o que é o aquecimento global? O assunto é conhecido, mas para os muito obtusos tenho que agir como se falasse para uma criança de sete anos. Mesmo assim tem gente que não compreende e tenho que indagar: “O aquecimento global é preocupante. Entendeu ou quer que eu desenhe?” Daí os cartuns que fiz para explicar o tema.
O astronauta Yuri Gagarin foi o primeiro a constatar: "A Terra é azul". Hoje, se ele voltasse ao espaço e olhasse pela janelinha da nave, diria: "Sujou geral!".
Nessa mostra denuncio as várias formas de descaso com nosso planeta com muito humor. O riso passa pelos lábios e vai fazer cócegas no cérebro, onde os cartuns ficarão para lembrá-lo que, fora o riso, o caso é sério.
Se houvesse o décimo-primeiro mandamento ele seria: "Não Poluirás".
Os cartuns mostram como se peca contra as gerações futuras. É uma denúncia das origens do mal, um alerta para evitar que o dano não seja maior e que possamos todos estancar uma catástrofe ecológica.
É hora de tomar consciência para que, num futuro não muito distante, a Terra não seja apenas uma meleca girando no universo sem ninguém dentro.
0 comentários:
Postar um comentário